ENSINO CTS E EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Ementa
A prática de Ensino de Ciências no contexto da formação do cidadão. Importância da Educação Científica na sociedade atual. Alfabetização científica e formação de cidadãos. Movimento mundial CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade). Significado, objetos e conteúdos propostos nos cursos de CTS. Abordagem de temas sociais. Concepções e objetivos de Educação Ambiental (EA). EA e a formação do sujeito ecológico. Estratégias de Ensino de CTS e EA (Ensino CTSA, Ciência, Tecnologia Sociedade e Ambiente). Elaboração, aplicação e avaliação de materiais de Ensino com Abordagem CTSA.
Bibliografia
1. SANTOS, W. L. P.; SCHNETZLER, R. P. Educação em Química: Compromisso com a cidadania. 3ª ed. Ijuí: Ed. UNIJUÍ, 2000. 144 p.
2. CARVALHO, I. C. M. Educação ambiental: a formação do sujeito ecológico. 3ª ed. São Paulo: Cortez, 2008. 256 p.
3. BUFFA, E.; ARROYO, M.; NOSELLA, P. Educação e Cidadania: quem educa o cidadão? 2ª ed. São Paulo: Cortez, 1988. 94 p